Rondônia investiga um caso suspeito de coronavírus, diz Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde confirmou que Rondônia tem um caso suspeito de coronavírus, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (2). De acordo com a atualização, o estado não conta com casos confirmados ou descartados. No Amazonas, por exemplo, há um suspeito e outro descartado. No Brasil já são 433 suspeitos ao todo.
Segundo um site de notícias do Globo, a informação sobre a suspeita também foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).
Conforme a Agevisa, uma mulher de 61 anos de idade que recentemente veio do Japão para Porto Velho, em Rondônia, está sendo monitorada. A mulher estava no mesmo voo que trouxe o primeiro paciente confirmado com o Coronavírus até a cidade de São Paulo (SP). Ela está sendo monitorada pela sua residência e apresenta quadro estável.
O ministério não apontou nenhum "caso provável", ou seja, uma nova categoria incluída pela pasta entre as possíveis em seus balanços. Um caso provável será aquele do paciente que apresentar sintomas e tiver tido contato direto com uma pessoa que teve Covid-19 confirmado.
No início de fevereiro, dois casos em Rondônia chegaram a ser apontados como suspeitos pela Sesau, após dois moradores rondonienses viajarem até São Paulo e dividirem um táxi com um chinês. Depois que retornaram, o homem e a mulher apresentaram sintomas "sugestivos" ao coronavírus.
Mas, em uma postagem no Twitter, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que a pasta revisou os casos notificados em Porto Velho e os descartou.
Veja também
ASSUNTOS: ITÁLIA, japao, mulher, porto velha, São Paulo, suspeita, vírus, voo, Brasil, Coronavírus