Sopa contaminada por bactéria nos EUA deixa brasileira tetraplégica
A brasileira Claudia de Albuquerque Celada, 23, viveu momentos de tensão ao contrair uma bactéria rara após consumir uma sopa industrializada contaminada em Aspen, nos Estados Unidos. A jovem havia ido ao país para um intercâmbio em dezembro de 2023.
Claudia foi infectada pela bactéria Clostridium botulinum (C. botulinum) e desenvolveu botulismo, uma doença rara que causou paralisia em seu corpo.
"Foi apenas uma colher", relembrou a jovem em entrevista ao Bem Viver, do UOL. "Senti muito cansaço, tontura, visão turva. Dormi o dia inteiro. Comecei a sentir falta de ar pela madrugada. Liguei para brasileiras que conheci em Aspen", acrescentou.
Claudia foi internada e, como não há hospital público no país, os gastos chegaram a US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões). A irmã da brasileira e outros familiares lançaram uma vaquinha para financiar sua transferência para o Brasil.
O seguro contratado pela intercambista cobriu parte das despesas médicas. Antes de retornar, a Secretaria de Saúde de Aspen incluiu a jovem em um programa de assistência do governo dos Estados Unidos.
Claudia chegou ao Brasil em maio, ainda com um quadro grave. Ela estava em ventilação mecânica, se alimentando por sonda e sem movimentos.
A alta definitiva ocorreu em 1º de agosto. "Agora faço fisioterapia para fortalecer a musculatura e ficar mais independente", contou.
ASSUNTOS: Brasil