Compartilhe este texto

STF derruba leis de estados sobre linguagem neutra

Por Portal Do Holanda

24/04/2025 21h46 — em
Brasil


Foto: Antonio Augusto / STF
Foto: Antonio Augusto / STF
ouça este conteúdo

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em votação no plenário virtual concluída nesta quinta-feira (24), pela inconstitucionalidade de leis municipais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais que tratavam do uso e do ensino da linguagem neutra em instituições de ensino.

A Corte firmou o entendimento de que compete exclusivamente à União legislar sobre a língua portuguesa a ser utilizada nas escolas, invalidando, assim, a autonomia de estados e municípios para criar ou alterar leis sobre o tema.

O relator do caso, ministro André Mendonça, votou por acolher os pedidos de inconstitucionalidade, argumentando que a prerrogativa de legislar sobre a língua portuguesa é do governo federal. Seu voto foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Edson Fachin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, formando a maioria.

Mendonça propôs uma tese para declarar inconstitucionais quaisquer leis municipais ou estaduais que versem sobre a língua portuguesa, reforçando a competência da União nessa matéria. O STF tem analisado diversos casos semelhantes que buscam proibir a linguagem neutra, e a tendência majoritária da Corte tem sido a mesma do relator, o que pode facilitar a resolução de processos futuros com uma tese já estabelecida.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil