Compartilhe este texto

STF forma maioria para validar uso de símbolos religiosos em prédios de órgãos públicos

Por Portal Do Holanda

25/11/2024 14h08 — em
Brasil


Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para validar a presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que o objetivo seja manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira. O julgamento está sendo realizado em ambiente virtual e deve ser concluído até o dia 26 de novembro.

O relator do caso, ministro Cristiano Zanin, argumentou que a presença de símbolos religiosos não viola os princípios da laicidade, da não discriminação e da impessoalidade. A decisão será aplicada como orientação para processos semelhantes em instâncias inferiores.

O caso teve início com uma ação do Ministério Público Federal contra a exposição de símbolos religiosos em prédios do governo federal no estado de São Paulo. A Justiça Federal e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região já haviam rejeitado o pedido, argumentando que esses símbolos refletem a história nacional e regional, sem ferir o princípio do Estado Laico.

A decisão do STF deve ter impacto sobre a convivência entre religião e espaços públicos no Brasil. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil