Compartilhe este texto

STF retoma julgamento sobre prisão de Fernando Collor nesta segunda

Por Portal Do Holanda

28/04/2025 10h31 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil
ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira (28) o julgamento que discute a manutenção da prisão do ex-presidente Fernando Collor. A análise será feita no plenário virtual da Corte, entre 11h e 23h59, sem debates presenciais — os ministros apenas registram seus votos eletronicamente. A maioria pela manutenção da prisão já está formada, com votos favoráveis de Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Edson Fachin.

O julgamento havia sido interrompido na sexta-feira (25) após o ministro Gilmar Mendes pedir destaque, o que levaria o caso ao plenário físico. No entanto, o magistrado recuou da decisão, permitindo a continuidade no ambiente virtual. Restam votar Gilmar Mendes, Nunes Marques, Luiz Fux e André Mendonça. Cristiano Zanin se declarou impedido.

Fernando Collor foi preso na madrugada de sexta-feira (25), em Maceió. A defesa do ex-presidente tenta reverter a decisão alegando questões médicas, mas o relator Alexandre de Moraes entendeu que os recursos apresentados tinham caráter apenas procrastinatório. O ministro afirmou que a execução imediata da pena é permitida nesse tipo de situação, mesmo antes da publicação definitiva da decisão.

Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, Collor foi sentenciado a pagar multa, indenização por danos morais e a ficar inelegível pelo dobro do tempo da pena de prisão. Segundo a denúncia, ele recebeu R$ 20 milhões em propina para favorecer contratos da UTC Engenharia com a BR Distribuidora, durante seu mandato como senador.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil