Tender é a mesma coisa que presunto? Entenda a diferença
Para quem não é fã de frango ou peru, o tender pode ser uma excelente alternativa para o prato principal da ceia de Natal. Mas você sabe qual é a diferença entre tender e presunto? Embora o tender seja um tipo de presunto, ele passa por etapas diferenciadas em sua produção.
Originário dos Estados Unidos, o tender é conhecido como "glazed ham", que significa "presunto glaceado". No Brasil, o nome "tender" surgiu devido a uma campanha publicitária de uma marca que utilizava o slogan "tender made", ou seja, "feito com carinho", de acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa).
O tender é produzido exclusivamente a partir do pernil do porco, a parte das pernas traseiras, que é mais musculosa e uniforme. Isso ajuda a dar ao tender seu formato redondo. Durante sua produção, o tender é marinado, recebe injeção de temperos e sais dissolvidos em água, e é curado em ambiente refrigerado por cerca de 3 dias. Após isso, é cozido e defumado.
Por outro lado, o presunto cru refere-se ao presunto que não é cozido. Existem várias formas de preparar presuntos crus, como o famoso presunto de Parma e o jamón espanhol. Esses produtos são feitos a partir de peças inteiras de pernil, e em alguns casos, das paletas do porco. O tempero principal utilizado é o sal, e o processo de maturação pode durar entre 9 meses e 3 anos. Durante esse período, é necessário aplicar uma pasta de banha para evitar bactérias e escovar o presunto para prevenir fungos, explica Elsio Figueiredo, pesquisador da Embrapa.
Já o presunto cozido é o tipo mais comum nos supermercados. Ele é feito a partir de cortes íntegros de pernil de porco, que podem ser curados, cozidos, defumados ou não, desossados ou não, e com a adição de outros ingredientes.
ASSUNTOS: Brasil