Compartilhe este texto

Testes de HIV são refeitos em 45 transplantados após caso de erros em exames

Por Portal Do Holanda

04/11/2024 15h50 — em
Brasil


Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou, nesta segunda-feira (04), que 45 pacientes que receberam transplantes de órgãos nos últimos meses estão realizando novos testes de HIV como medida de segurança após a revelação de um grave caso de contaminação por meio de órgãos doados.

Os resultados preliminares dos novos testes, realizados há cerca de 15 dias, foram negativos para todos os pacientes. Uma contraprova confirmou a ausência do vírus em 249 casos, trazendo alívio para os pacientes e seus familiares.

A medida foi tomada após a descoberta de que seis pessoas foram infectadas pelo vírus HIV após receberem órgãos doados. Investigações apontam que um laboratório terceirizado responsável pelos exames de sangue dos doadores emitiu resultados falsos negativos, colocando em risco a vida de dezenas de pacientes.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu seis pessoas envolvidas no caso, incluindo os proprietários e funcionários do laboratório, acusados de falha operacional e fraude. As investigações revelaram uma falha grave no controle de qualidade dos testes.

A SES-RJ ressalta que não há um prazo definido para a divulgação dos resultados finais dos testes nos 45 pacientes. As autoridades de saúde continuam monitorando a situação e reforçando a importância da segurança nos procedimentos de doação e transplante de órgãos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil