Compartilhe este texto

Vereador eleito e dois suplentes condenados são localizados e começam a cumprir penas

Por Portal Do Holanda

02/12/2024 8h31 — em
Brasil


Momento em que Gasparino é preso em Brasília (à esquerda) e Gilvan participa de audiência de custódia (à direita) — Foto: Reprodução

Três políticos eleitos ou suplentes nas eleições de 2024, que estavam com pendências judiciais, foram localizados para cumprir suas penas. Os casos envolvem crimes graves como estupro de vulnerável e homicídio culposo.

Celmar Mucke (União), de Tupanci do Sul (RS), e Gasparino Azevedo (PT), de Sebastião Barros (PI), foram presos por estupro de vulnerável. Mucke, condenado a 9 anos de prisão, foi detido em 22 de outubro, logo após ser eleito suplente com um único voto. Azevedo, condenado a 10 anos, teve sua prisão decretada em novembro, após uma falha no registro de antecedentes criminais que permitiu sua candidatura.

Gilvan (MDB), eleito vereador de Lagoinha do Piauí (PI), também enfrentou a Justiça. Condenado por homicídio culposo por atropelar e matar uma pessoa em 2021, Gilvan teve sua pena convertida em 970 horas de serviços à comunidade e uma multa de um salário mínimo, decisão tomada em audiência de custódia em 14 de novembro.

Além desses três, Claudio Lima (Avante), suplente em Fortaleza (CE), responde a processos por organização criminosa e segue foragido. O levantamento foi realizado a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil