Compartilhe este texto

'Tinha sede de vida', diz mãe de jovem zombada por estudantes de medicina

Por Portal Do Holanda

09/04/2025 16h08 — em
Brasil


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
ouça este conteúdo

Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, faleceu em 28 de fevereiro após passar por três transplantes de coração e um de rim, no Instituto do Coração (Incor) em São Paulo. Dias antes, estudantes de medicina publicaram no TikTok um vídeo em que expunham e ironizavam o caso, gerando indignação da família. Apesar de os nomes não terem sido mencionados, as informações coincidiam com a trajetória de Vitória, conhecida por sua luta pela vida.

A mãe de Vitória, Cláudia Chaves, revelou a persistência da filha durante toda sua vida, desde o diagnóstico de um defeito cardíaco raro antes mesmo de seu nascimento. “Minha filha tinha sede de vida, tudo o que ela queria era viver”, declarou Cláudia, que denunciou as estudantes ao Ministério Público de São Paulo. As alunas, que participaram de um curso de extensão no Incor, não têm vínculo acadêmico com a USP, segundo nota oficial, e a instituição afirmou que medidas estão sendo tomadas.

Vitória sonhava em cursar medicina, inspirada pelos desafios de sua própria saúde. Mesmo diante de adversidades, ela sempre demonstrou esperança, afirmando que seu maior desejo era voltar a viver momentos simples com a família. A família busca que as estudantes se retratem publicamente, enquanto a USP e o Incor reforçam sua postura ética e investigam o ocorrido.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil