Compartilhe este texto

X, antigo Twitter, vai acabar no Brasil? Entenda embate entre Musk e Moraes

Por Portal Do Holanda

29/08/2024 14h05 — em
Brasil


Musk e Moraes - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma intimação digital, nesta quarta-feira (28), ao empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), exigindo que a empresa nomeie um novo representante legal no Brasil em até 24 horas. Caso a exigência não seja cumprida, Moraes determinou a suspensão da plataforma no território brasileiro por tempo indeterminado. O anúncio fez com que os termos "O Twitter vai acabar" e "Adeus Twitter" figurassem entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.

A decisão de Moraes ocorre em um cenário de crescente tensão entre Musk e o STF. Em agosto, a rede social X anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil após alegar ameaças de prisão contra sua representante local, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de ordens judiciais. Apesar do encerramento das operações administrativas, a empresa afirmou que a plataforma continuaria disponível aos usuários brasileiros.

O especialista em redes sociais Antonio Gelfusa Junior afirmou que, em caso de suspensão, as contas na rede social provavelmente entrariam em uma espécie de "quarentena". Ele acredita que os usuários não perderão seus posts e mídias antigas, mas conteúdos agendados não seriam compartilhados. A intimação digital de Moraes, uma medida inédita, foi feita através da própria rede social X e pelo perfil do STF. A resposta de Musk foi uma série de republicações de críticas ao ministro, incluindo imagens comparando Moraes a vilões de ficção e sugestões de que o magistrado não estaria cumprindo a legislação brasileira.

Em outro episódio de tensão, em abril, Musk chegou a ameaçar reativar contas bloqueadas sob a gestão anterior da rede social, ainda chamada Twitter. A situação atual se intensifica com a continuidade das decisões judiciais visando o bloqueio de perfis investigados por disseminação de conteúdo antidemocrático, elevando a disputa entre a empresa de Musk e o Judiciário brasileiro.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil