Garotada ganha colônias de férias com temática ambiental
A Prefeitura de Manaus vai promover até o fim deste mês, por meio da Semmas, programação especial de colônia de férias com temática ambiental para a garotada. As atividades começaram na segunda-feira, 19, e ocorrerão diariamente, de segunda a sexta, no Espaço Ecam da Cidadania Ambiental, localizado no Uai Shopping, São José, zona Leste.
As brincadeiras acontecem das 9h às 17h, com intervalo das 11h30 às 13h. As atividades têm o foco voltado para a conservação ambiental, a importância das áreas verdes e o descarte correto de resíduos.
O Espaço Ecam está localizado na escadaria de acesso ao segundo piso, próximo aos caixas eletrônicos. Lá, as crianças podem aprender brincando com jogos ambientais, teatro de fantoche, trilha educativa e oficina de desenhos.
Serão realizadas também colônias de férias em dias específicos, pela manhã, nos conjuntos habitacionais situados próximos as unidades de conservação municipais e em parques gerenciados pela Semmas. No dia 22/01, a colônia ocorrerá no Parque Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus; no dia 27/01, no Conjunto Lula Cidadão 9, em frente ao Refúgio Sauim Castanheiras, no Distrito Industrial II; no dia 28/01, no Conjunto Castanheiras e no Parque do Mindu; no dia 29/01, Parque Lagoa do Japiim e no dia 30/01, Parque Ponte dos Bilhares.
No Espaço Ecam, o primeiro dia de atividades ocorreu nesta segunda-feira, 19. Por orientação da secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, o trabalho da Divisão de Educação Ambiental da Semmas voltou-se para a realidade das comunidades ao longo de 2014. Dos 277 eventos realizados ao longo do ano, aproximadamente 50% aconteceram em comunidades e conjuntos habitacionais, além de escolas, empresas, associações comunitárias, cooperativas de catadores, igrejas, entre outros, com mais de quatro mil participantes.
A Divisão de Educação Ambiental da Semmas também se preocupou em realizar diagnósticos socioambientais das comunidades situadas no entorno das áreas onde haveria ações de plantio, a exemplo de áreas de preservação permanente (APPs) que tiveram suas margens rearborizadas, o que na prática apresenta resultados positivos na redução do índice de perdas por vandalismo nas áreas plantadas. Foram realizados também diagnósticos socioambientais das comunidades atendidas pelo Projeto Espaço Verde na Comunidade, cujo piloto está sendo desenvolvido no Loteamento Campo Dourado, na zona Norte.
ASSUNTOS: brincadeira, férias, Manaus, meio ambiente, Portal do Holanda, uai shopping, Meio Ambiente