Aumento na incidência do câncer colorretal gera debate em Manaus
Manaus/AM- A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nesta terça-feira, 10, o requerimento 642/2017, da deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), que pede a realização de uma audiência pública para debater a necessidade e priorização do Câncer Colorretal nas políticas públicas de saúde do Brasil, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. A audiência pública foi agendada pela Comissão da Mulher para o dia 24 de outubro deste ano.
No requerimento, Conceição Sampaio justifica a importância do debate, uma vez que, no Brasil, em um ano, são estimados 34.280 novos casos de Câncer Colorretal, sendo 17.620 mulheres e 16.660 homens, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), referentes a 2016. Desta forma, o Câncer Colorretal é o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres, com números menores apenas do que o câncer de mama. Em homens, é o terceiro tipo de câncer mais incidente. Além disso, o Câncer Colorretal é a segunda maior causa de mortalidade por câncer no país, também segundo dados do Inca.
Mesmo diante dos dados do Inca, no país não é feito o rastreamento assintomático de câncer colorretal no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, este tipo de política pública se restringe ao câncer de mama e ao de colo do útero.
Para promover o debate, Conceição Sampaio sugere a participação do representante da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde; representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Rinaldo Gonçalves, representante do Instituto Nacional de Câncer (Inca); Dr. André Sasse, oncologista e cirurgião da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia; Dr. Fernando Maluf, oncologista e presidente do Instituto Vencer o Câncer; Dr. Rodrigo Perez, representante da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci).
ASSUNTOS: câncer colorretal, debate, Manaus