Compartilhe este texto

Teste de gravidez positivo em homens pode ser sinal de câncer

Por Portal Do Holanda

22/07/2017 23h38 — em


Foto: Reprodução

arece até mentira, mas teste de gravidez de farmácia, daqueles feitos com urina, podem dar positivo quando feitos por homens. Um exemplo disso aconteceu com o britânico Byron Geldard, de 19 anos, que fez o teste de urina por brincadeira e acabou descobrindo a causa das dores musculares e do desconforto abdominal que sentia.

Mas, como você deve imaginar, o resultado positivo não quer dizer que o homem está prestes a ter um bebê. Segundo os médicos, o problema tende a ser mais sério e pode indicar a presença elevada de uma substância chamada Beta HCG, que no organismo feminino é produzido pela placenta e indicam a gravidez.

Nos homens, essa substância costuma ficar elevada e até ser encontrada na urina devido a alguns tipos de câncer de testículo, que acabam estimulando o surgimento de células embrionárias.

Mas, conforme os especialistas, o teste de gravidez não é a única, nem a melhor maneira de se diagnosticar câncer de testículo. A presença de caroços na região são um grande indício de que algo não está bem e devem ser analisados em exames de imagem.

Para isso, no entanto, os médicos aconselham que todo homem faça o autoexame no banho, apalpando a região em busca de texturas e alterações nos testículos.

“É importante que o homem aprenda a apalpar o contorno do testículo, assim ele vai se acostumar com o que é formato normal e se aparecer um caroço perceberá logo e irá ao médico”, explicou o urologista Valter Javaroni, chefe do departamento de Medicina Sexual e Infertilidade da Sociedade Brasileira de Urologista do Rio de Janeiro, em entrevista ao site Minha Vida.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: câncer, homens, teste de gravidez

+