Veterinários são capacitados por técnicos do MAPA
Os médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) – órgão integrante do Sistema Sepror – foram capacitados por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa do Rio de Janeiro (PANAFTOSA-RJ) para a aplicação do Plano de Contingência para a Febre Aftosa e identificação e notificação de doenças vesiculares.
De acordo com gerente de Defesa Animal da ADAF, Joelma Silva, a capacitação faz parte do projeto de fortalecimento do Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergências (Gease) do Governo do Amazonas para ampliar as ações de defesa sanitária no Estado. Além disso, atende as diretrizes do MAPA para o Estado alcançar o status de área livre de febre aftosa com vacinação.
O simulado em campo realizado pelas equipes do MAPA e da ADAF aconteceu em fazendas no município de Manacapuru, região metropolitana de Manaus. Aproximadamente 60 profissionais participaram da capacitação. In loco eles fizeram a avaliação do gado coletando amostras de sangue, saliva e identificando possíveis lesões nos animais.
ASSUNTOS: capacitação, Manaus, mapa, simulado em campo, veterinários, Amazonas