Com sabor semelhante ao do agrião, erva pode ajudar a combater queda de cabelo
Por conter propriedades medicinais diuréticas, emenagoga, antireumática, anti-ofídica, diaforética, pulmonar, laxante e anti-inflamatória das vias urinárias, a Capuchinha-Miúda tem inúmeras indicações medicinais e um dado interessante: pode ser consumida em saladas.
Com sabor fresco e picante, semelhante ao do agrião, dá um complemento especial nas saladas. Seus frutos podem ser preparados como alcaparra, com água e sal, também rendendo um saboroso ingrediente.
Utiliza-se tanto as folhas, quanto flores e sementes frescas, ricas em vitaminas C, B e E, além de ácidos graxos, flavonóides, óleos, importantes no combate bronquites, pela ação expectorante e anticatarral. Há indicações para combate queda de cabelos, prevenir prisão de ventre e beneficiar a pele.
Para estimular o crescimento de cabelo ou prevenir a queda, em um pilão coloque duas colheres de sopa de folhas frescas de Capuchinha-Miúda e duas colheres de sopa de folha frescas de bardana. Amasse bem e acrescente 1 xícara de chá de álcool de cereais a 80%. Deixe em maceração por 5 dias. Após coar, aplique a loção no couro cabeludo, fazendo uma ligeira fricção. Espere 5 minutos e enxágue com água morna. Repita uma vez por semana.
Veja também
ASSUNTOS: Capuchinha-Miúda, Plantas medicinais, queda de cabelo, Cura pela Natureza