Chá de Carrapicho é um ótimo cicatrizante
Desde o ano de 2009, o Ministério da Saúde reconheceu os benefícios do Carrapicho, dessa planta nativa do Brasil para a saúde. Ela é existe em quase todas as regiões do Brasil e em algumas delas é considerada erva daninha.
Mas o chá feito com as folhas dessa planta é indicado para o tratamento de cólicas, diarreias, conjuntivite, abcessos, vermes, indigestão e hipertensão.
Esse chá tem ação é importante na cicatrização de feridas, de hemorroida, amigdalites, aftas, afecções cutâneas, dores de dente, dores de cabeça e diabetes. Além disso, pode ser usada no tratamento de escorbuto e para melhorar os níveis elevados de enzimas hepáticas. Atua ainda no combate às alergias e ajuda a limpar as vias aéreas tratando tosses insistentes pós-gripe e auxiliando no tratamento do ronco.
De acordo com registros, o Carrapicho é um poderoso relaxante muscular, sedativo e, por isso, muito indicado para o tratamento de dores nas costas, pois tem efeito semelhante a analgésicos, sem os efeitos colaterais desses medicamentos.
Usa-se em chás que podem ser preparados com 1 litro de água e 2 colheres de sopa da erva, que devem ser levados ao fogo até o ponto de fervura. Depois deve ser abafado por 10 minutos e consumido depois de coado.
ASSUNTOS: Carrapicho, ervas amazônica, Plantas medicinais, Cura pela Natureza