Com efeito purgativo, 'Cáscara Sagrada' auxilia na prisão de ventre
Quem sofre com prisão de ventre sabe o mal estar causado por este problema. Se quiser utilizar uma planta que tem muitos registros no combate aos males do intestino, pode usar a Cáscara Sagrada. Além de beneficiar o intestino, ela contribui para o funcionamento da vesícula e a digestão.
Usa-se a casca seca do tronco e dos ramos para estimular a liberação do intestino, o que pode induzir a diarreia. Dessa forma, não deve ser usada por mais de dois meses seguidos, sob o risco de provocar inflamações crônicas no intestino, cólicas intestinais, dores espasmódicas gastrintestinais, perda excessiva de líquidos e sais minerais.
A casca fresca, sem a secagem prévia, traz riscos pois pode provocar vômitos, cólicas violentas, diarreia, queda de pulsação e aumento do fluxo menstrual, devido os componentes de sua propriedade medicinal.
Para efeito purgativo, deixa-se ferver 25 gramas da casca e um litro de água e bebe-se 200 ml ao dia. Se for apenas laxativo, bebe-se 50 a 100 ml ao dia.
Veja também
ASSUNTOS: Cáscara Sagrada, ervas amazônicas, Plantas medicinais, plantas que curam, prisao de ventre, Cura pela Natureza