Seres humanos terão que abandonar a Terra em 100 anos, diz cientista
O físico teórico, Stephen Hawking, considerado uma das vozes mais importantes da ciência, adverte que o futuro dos seres humanos está no espaço, e que devemos pensar em colonizar outro planeta, se quisermos sobreviver.A matéria, divulgada pela agência AP e assinada pelo jornalista Stephen Hawking, relata que Stephen
revelou, durante conferência, que o grande inimigo que expulsará os homens do planeta Terra será a Inteligência Artificial (IA), que ele define como “a melhor ou a pior coisa que pode ter acontecido para a humanidade”.
Em relação ao lado positivo desta criação que está revolucionando o mundo, o físico assegura, segundo a agência AP, que ela pode nos ajudar a enfrentar as doenças e a pobreza, e também pode servir para desfazer alguns danos causados à natureza, em decorrência da industrialização.
No entanto, o físico alerta que devemos nos preocupar com a possibilidade de que “as empresas com fortes Inteligências Artificiais e grandes volumes de informação, implementem suas habilidades e recursos com más intenções”. Além disso, outra preocupação é “que tipo de educação poderemos oferecer quando a IA substituir os humanos numa grande quantidade de trabalhos realizados pelo homem, atualmente”.
Para o cientista inglês, a inteligência artificial poderia ser a nossa ruína se as máquinas se levantassem e nos alcançassem na corrida evolutiva. É isso que ele assegura na série de documentários “Expedição Terra Nova”, que o canal de televisão BBC vai começar a transmitir, conforme informa o The Sun.
Stephen Hawking já havia expressado estes medos na terceira edição do ‘Festival Starmus’, que foi celebrado em Tenerife, Espanha, em setembro do ano passado, e que contou com a sua presença. No evento, ele garantiu que “não poderemos sobreviver sem abandonar nosso frágil planeta”, e indicou que a mudança climática era a grande inimiga da humanidade.
ASSUNTOS: catástrofe, terra