Surto de caxumba em Manaus deixa autoridades e população em alerta
Manaus/AM - Um surto de caxumba tem preocupado autoridades da área da saúde em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) somente de abril a agosto deste ano foram registrados mais de 230 casos na capital, a maioria em creches e escolas.
A Semsa recomenda que pessoas com o diagnóstico fiquem em repouso e evitem lugares públicos por ao menos 9 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, para o evitar o contágio.
O órgão informa ainda que intensificou a vacinação na rede pública de saúde e pede que os pais mantenham a caderneta das crianças atualizada. A primeira dose da vacina tríplice viral deve ser tomada aos 12 meses de idade, a segunda com 15 meses e a terceira pode ser tomada até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Apesar da caxumba não integrar a lista das doenças de notificação compulsória da Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2006 do Ministério da Saúde, a ocorrência de dois ou mais casos agregados em instituições como creches, escolas, hospitais, presídios, entre outros, devem ser reportados ao Distrito de Saúde da Semsa, pois configuram um surto.
ASSUNTOS: caxumba, Manaus, surto, Amazonas