Compartilhe este texto

Excesso de Facebook no Natal deixa pessoas deprimidas, diz pesquisa

Por Portal Do Holanda

23/12/2016 4h08 — em
Variedades



Passar muito tempo no Facebook durante o Natal — vendo fotos de famílias "perfeitas" e de amigos curtindo o recesso de fim de ano ─ tende a deixar as pessoas mais deprimidas, revelou uma nova pesquisa.

O estudo, realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que o uso excessivo das redes sociais pode desencadear sentimentos de inveja.

A pesquisa alerta, principalmente, para o efeito negativo de ficar bisbilhotando a vida dos outros sem manter relações de amizade com ninguém.

O estudo, que entrevistou mais de 1,3 mil pessoas, a maioria mulheres, diz que o "uso regular de redes sociais como o Facebook pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e sua satisfação com a vida".

'Comparações irreais'

Os pesquisadores alertam para a inveja e a "deterioração do humor" ao passar longos períodos bisbilhotando o que os outros estão fazendo nas redes sociais, um comportamento que leva a "comparações irreais".

Engajar-se ativamente em uma conversa e envolver-se com pessoas nas redes sociais foram descritas como experiências "muito mais positivas", indica o estudo, publicado na revista científica Cyberpsychology, Behaviour and Social Networking.

Outra forma para melhorar o bem-estar, diz o estudo, é abdicar das redes sociais por uma semana. Informações R7.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: celular, comportamento, Facebook, pesquisa, Variedades

+ Variedades