Chocolate dá mesmo espinha? Mitos e Verdades
ouça este conteúdo
|
readme
|
Quem nunca ouviu que comer chocolate dá espinhas? Quem nunca passou vontade e se controlou para não comer o doce, por medo de ficar com o rosto "florido" . Mas será que esse conhecimento popular é mesmo verdade?

Anúncio de pré-candidatura de Omar Aziz antecipa debate e mobiliza partidos
A dermatologista Christiane Gonzaga explica que o chocolate em si não é inimigo de uma pele bonita: "pelo contrário, ele se encontra em primeiro lugar no ranking de qualidade de antioxidantes (ORAC), devido a sua riqueza em alguns minerais essenciais (como potássio, magnésio e cobre) e polifenóis", afirma, "o que lhe garante muitos benefícios para a pele e para a saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares”.
Chocolate amargo: “O chocolate amargo apresenta acima de 70% de cacau em sua composição. Ele é feito com as próprias sementes do cacau, sem adição de leite. Por isso, consegue concentrar de forma muito mais expressiva as suas propriedades antioxidantes. Sem dúvidas, é a melhor opção! Inclusive, estudos comprovam que o seu consumo regular (até 40g por dia) faz bem não só para a pele, mas também para a saúde”.
Chocolate meio amargo: “Apresenta entre 40 e 70% de cacau e também não contém leite em sua composição. Seu sabor é mais suave que o amargo, por isso é uma boa opção para quem não aprecia o gosto forte do outro. É mais fácil de ser encontrado.”
Chocolate ao leite: “É o mais comum e não está entre os mais benéficos para a saúde. Geralmente não chega nem a 40% de cacau. Apresenta muito leite, açúcar, aditivos e gordura hidrogenada em sua composição. Por ser o mais doce, é o que as pessoas costumam consumir mais. Fique atento às embalagens! Para ser considerado chocolate, o produto precisa ter pelo menos 25% de cacau”.
Chocolate branco: “Não deveria nem ser chamado de chocolate. Ele não é feito da semente, mas da manteiga de cacau, ou seja, totalmente à base de gordura hidrogenada e açúcar. Ele não possui cacau nem substâncias antioxidantes, e pode ter mais de 50% de açúcar em sua composição! Por isso, procure sempre fugir desse tipo de ‘chocolate’. Ele não traz nenhum benefício para a sua saúde e muito menos para a sua pele”.
Chocolate diet: “É recomendado especialmente para as pessoas que têm diabetes. Mas, mesmo assim, é preciso cuidado. Ele não contém açúcar, mas a parte química do adoçante, além de uma quantidade maior de gordura em sua composição. Por isso, não é a escolha mais saudável para todo mundo e deve ser consumido com bastante moderação”.

ASSUNTOS: chocolate, saúde, verdades e mitos, Variedades