Compartilhe este texto

Aumenta o número de crianças mortas por choque elétrico

Por Portal Do Holanda

28/03/2016 14h22 — em
Saúde e Bem-estar



Segundo Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), aumentou em 50%  o número de crianças  entre 0 e 5 anos que foram mortas por choque elétrico. Em 2014 foram registradas 20 casos, já em 2015 foram registradas 32 casos de morte por choque elétrico.

Especialistas no assunto afirmam que as crianças estão mais expostas ao perigo da eletricidade porque estão utilizando cada dia mais cedo aparelhos eletroeletrônicos. Na hora de recarregar, ligar ou desligar os aparelhos, as crianças acabam tendo contato com as tomadas que não possuem proteção necessária para evitar choques elétricos. A estrutura da instalação elétrica também pode representar um perigo para os pequenos.

O Engenheiro Eletricista Ilton Moreno explica que choque acima de 50 volts é perigoso e pode levar a óbito "quando essa corrente elétrica faz um caminho pelo corpo das pessoas em geral e das crianças em particular, passando pelo coração, pelo sistema cardio-respiratório, essa voltagem acima de 50 volts já é potencialmente perigosa e pode matar” afirmou. 

Mas ele lembra também que os choques são completamente evitáveis, basta que sejam tomados cuidados simples como a utilização de protetores de tomadas naquelas que não estiverem sendo utilizadas, não deixar fios soltos e não deixar perto de tomadas ítens que chamem a atenção das crianças.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: choque elétrico, crianças, cuidados, saúde, tomadas, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar