Sonda chinesa se prepara para pousar no lado 'misterioso' da Lua
RIO – A sonda chinesa Chang'e-4 está em posição para pousar no lado afastado da Lua, informou neste domingo a Administração Nacional para o Espaço da China (CNSA). Segundo a CNSA, citada pela agência de notícias chinesa Xinhua, o equipamento lançado no último dia 8 entrou na órbita final planejada em torno do satélite e agora os cientistas responsáveis pela missão esperam o “momento adequado” para a inédita descida nesta região da Lua.
Ainda de acordo com a Xinhua, a Chang'e-4, composta por um módulo de pouso e um veículo robótico, está em uma órbita elíptica em torno da Lua, como um perilúnio, isto é, maior aproximação do satélite, de apenas 15 quilômetros, e um apolúnio, maior afastamento, de cerca de 100 quilômetros. Caso seja bem-sucedida na operação, a sonda será o primeiro equipamento humano a pousar suavemente no lado afastado da Lua.
Segundo os cientistas chineses, a missão tem potencial de fornecer muitas e valiosas informações deste “misterioso” lado do satélite. Entre os estudos previstos estão observações radioastronômicas inéditas deste vantajoso “ponto de vista”, protegido do “ruído” da intereferência das transmissões terrestres pela “sombra” da Lua, levantamentos do terreno e seu relevo, da composição do solo e dos minerais em seu subsolo.
ASSUNTOS: lado afastado da lua, Lua, Nasa