Historiadores mostram como seria a verdadeira aparência de Jesus Cristo
Imagem mais conhecida de Jesus Cristo é de um homem branco e de olhos azuis
Por anos e anos, Jesus Cristo vem sendo representado em gravuras e filmes, tanto na arte quanto na religião, como um homem branco, barbudo, de olhos azuis e longos cabelos claros.
Mas conforme estudos de historiadores, a aparência nada tem a ver com a real forma física que teve Cristo. Ele, na verdade, muito provavelmente tinha a pele morena, era baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os demais judeus da época. Mais ou menos como a figura ilustrada abaixo:
Foto: CÍCERO MORAES/BBC BRASIL
"Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso", explica o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades estrangeiras.
Conforme o BBC, Cícero já fez reconstituição facial de 11 santos católicos e criou a imagem científica de Jesus Cristo a pedido da reportagem da emissora.
A historiadora neozelandesa Joan E. Taylor, autora do livro What Did Jesus Look Like? e professora do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos do King's College de Londres, explica: "Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos".
"Essa ausência de dados é muito significativa. Parece indicar que os primeiros seguidores de Jesus não se preocupavam com tal informação. Que para eles era mais importante registrar as ideias e os papos desse cara do que dizer como ele era fisicamente", completa o historiador André Leonardo Chevitarese, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor do livro Jesus Histórico - Uma Brevíssima Introdução.
Esqueletos de judeus da época em que Jesus viveu demonstram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. "Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena. Um homem típico do Oriente Médio", afirma Joan E. Taylor.
*Com informações do BBC.
ASSUNTOS: jesus cristo, Variedades