Senado abre consulta sobre proibição de cigarro a menores de 21 anos

O Senado Federal abriu nesta segunda-feira (6) uma consulta pública em seu site para tratar da "proibição da venda de produtos fumígenos, derivados ou não de tabaco, a menores de 21 anos de idade". A enquete coloca em discussão um projeto de lei que pede a proibição da venda de cigarro e derivados a pessoas com menos de 21 anos, perguntando ao internauta se ele concorda ou não com a proposta.
Em menos de duas horas no ar, o post anunciando a enquete na página do Senado no Facebook já reúne mais de 7 mil interações.
O Senado e a Câmara dos Deputados têm sites voltados para a consulta pública de diferentes projetos de lei e outras medidas em trâmite no Congresso. Os resultados não têm impacto direto na matéria em questão, a ideia é envolver a população nas propostas. Mas as consultas não deixam de ser uma ferramenta para que os parlamentares conheçam a opinião da sociedade sobre um determinado assunto.
A proposta de autoria do senador Ricardo Franco altera a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, e argumenta que "a maioria dos fumantes se torna dependente até o final da adolescência, pois o segmento jovem é mais vulnerável às estratégias da indústria tabagista para repor o seu mercado consumidor".
O projeto de lei acrescenta que esse tipo de restrição apresentou êxito em ações similares realizadas em três estados americanos: Havaí, Califórnia e Nova York.
Na última tramitação da proposta, em outubro do ano passado, a Secretaria Legislativa do Senado Federal aguardava "leitura de requerimento" do Senador Ciro Nogueira, de audiência da CCJ, da CMA e da CAE. Via: O GLOBO.

ASSUNTOS: cigarro, jovens, Senado, Política