Por que 'Coringa' será diferente de outros filmes de super-herói?
No dia 3 de outubro, estreia nos cinemas brasileiros o filme Cor ing a , que conta a origem do mais conhecido personagem da galeria de vilões do Batman. Filmes baseados em histórias em quadrinhos de super-heróis têm obtido grande sucesso de público nos últimos anos, mas raramente repetem o bom desempenho com a crítica. Por que Coringa promete surpreender?
A influência de grandes cineastas é um dos pontos que podem explicar como Coringa é um filme diferente de outras adaptações dos quadrinhos. Dirigido por Todd Phillips, que rodou a comédia Se Beber Não Case (2009) e o filme Cães de Guerra (2016), Coringa vem sendo cotado até mesmo para indicações ao Oscar 2020. No entanto, antes da confirmação de quem dirigiria o longa, em 2017, os rumores eram de que cineasta Martin Scorsese assumiria a tarefa.
O diretor de Taxi Driver, Os Bons Companheiros e A Última Tentação de Cristo acabou não ficando com essa missão, mas Todd Phillips vem fazendo claras referências a outro filme de Scorsese com os trailers e imagens divulgados até então: O Rei da Comédia, de 1982. Ambos os enredos falam sobre comediantes de standup submetidos à pressão do fracasso, que decidem cometer um ato de insanidade. O protagonista do filme de Scorsese, Robert De Niro, estará também no elenco do filme de Phillips.
Outro diretor lendário que foi referenciado no material de divulgação do filme já revelado é Charles Chaplin. Um cartaz de Tempos Modernos e a trilha sonora de Luzes da Ribalta aparecem no primeiro trailer — vale lembrar que Luzes da Ribalta fala sobre um palhaço que perde a fama e entra em declínio.
Coringa é inspirado livremente no quadrinho A Piada Mortal, de 1988, escrito por Alan Moore e com arte de Brian Bolland. A obra foi a primeira a oferecer a origem do Coringa, até então um mistério na DC Comics. Ele era um engenheiro que abandonou a carreira para se tornar um comediante de standup frustrado. Para sustentar sua mulher grávida, ele acaba envolvido em um roubo na fábrica em que trabalhava, mas o golpe dá terrivelmente errado, sua mulher morre e ele enlouquece em uma espiral de decadência.
Relembre a adaptação em animação de A Piada Mortal com o trailer abaixo:
O personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em abril de 1940, na primeira edição solo do Batman. Criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, ele surgiu como um sujeito mais caricato no início, mas à medida que outros roteiristas e quadrinistas foram dando novos traços à sua personalidade, o Coringa se tornou mais soturno. A mística do personagem é outro motivo pelo qual o filme de Todd Phillips pode surpreender. O Coringa já foi interpretado por alguns dos maiores atores da história do cinema, como Jack Nicholson, que viveu o personagem na adaptação de 1989 por Tim Burton, e Heath Ledger, que marcou uma geração de fãs ao se entregar ao papel em O Cavaleiro das Trevas, de 2008, de Christopher Nolan.
Relembre O Cavaleiro das Trevas com o trailer abaixo:
Veja também
ASSUNTOS: cinema, Cinema, coringa, coringa novo filme, filme, joker, Cinema