Transplante fecal cura paciente de síndrome que faz o corpo produzir álcool
Médicos belgas usaram um transplante fecal para salvar a vida de um homem do distúrbio de "auto-brewery syndrome", em português, algo como "síndrome da auto fermentação", que ocorre quando o fermento se acumula no intestino e converte o açúcar dos alimentos em álcool.
O resultado foi publicado na revista Annals of Internal Medicine. Segundo o estudo, o resultado é muito parecido com estar bêbado: picos de álcool no sangue, causando sintomas como tonturas, desorientação, problemas de coordenação e alterações de humor.
Segundo o UOL, o procedimento envolve a transferência de fezes de um doador saudável — no caso, a filha do homem, os médicos conseguiram transferir a microbiota fecal, a bactéria presente nas fezes, para o intestino delgado do paciente.
Ainda segundo apuração do site, ele continuou sem sintomas, de acordo com o estudo. Apesar do sucesso no caso, de acordo com os pesquisadores, ainda é difícil prever se os transplantes fecais se tornarão uma opção para mais pacientes com a síndrome, já que ela é rara e a comunidade científica ainda não tem pleno conhecimento de seus efeitos.
ASSUNTOS: cirurgia, transferencia fecal, Mundo