Cirurgiões dentistas passam por capacitação para atender PDCs em Manaus
Manaus/AM- A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) certificou, nesta quarta-feira, 10, cirurgiões-dentistas para o Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência e ampliação do acesso da população com necessidades específicas aos serviços de prevenção e assistência em saúde. Os 25 profissionais foram capacitados em regime de cooperação técnica com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além de qualificar o atendimento a grupos especiais de pacientes, o serviço ganha em assistência mais humanizada e com técnicas mais adequadas de abordagem e resolutividade.
Os 25 cirurgiões-dentistas participaram de duas turmas, a primeira com 12 profissionais em 2015, e a segunda, em 2016, com 13 profissionais, com aulas práticas no Centro de Especialidades Odontológicas do Núcleo de Atendimento a Pacientes Especiais (Naope), da própria UEA. Como contrapartida, a Semsa disponibilizou oito cirurgiões-dentistas que realizam atendimento no CEO da UEA, para as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). A carga-horária do curso foi de 120 horas, com as disciplinas ministradas por professores da UEA, e que ainda este ano mais 14 cirurgiões-dentistas e 14 auxiliares da rede municipal de saúde serão capacitados para o atendimento especial em odontologia.
O atendimento odontológico da Semsa é oferecido por 480 cirurgiões-dentistas, que atuam em 143 estabelecimentos assistenciais de saúde, dos quais 139 são da Atenção Básica e 4, dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
ASSUNTOS: Cirurgiões dentistas, Manaus, PDCs, Amazonas