OMS anuncia que vai retomar testes com hidroxicloroquina contra Covid-19
Após pouco mais de uma semana de suspender os testes com a hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta quarta-feira (3), que vai retomar as pesquisas. A suspensão foi determinada no dia 25 de maio, logo depois da revista científica “The Lancet”, indicar que o medicamento não possuía benefícios contra a Covid-19.
A revista também disse que a pesquisa apontava para o risco de arritmia cardíaca nos pacientes. Porém, na última terça-feira (2), a “The Lancet” informou que havia uma preocupação com os dados utilizados no estudo anterior e que está realizando uma auditoria.
A OMS, por meio do quadro executivo dos ensaios Solidariedade, revisou os dados sobre a mortalidade e com isso decidiu que não existe razão para suspender o protocolo de pesquisa com a hidroxicloroquina, conforme declaração do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
"O grupo executivo recebeu essa recomendação e endossou a continuidade de todos os braços do ensaio Solidariedade, incluindo hidroxicloroquina", disse Tedros.
ASSUNTOS: cloroquina, COVID-19, medicamento cloroquina, OMS, pesquisa cloroquina, testes hidroxicloroquina, the lancet, Coronavírus, Mundo