MPF denuncia brasileiro e colombiano por tentarem matar policiais federais no rio Amazonas
O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) denunciou um brasileiro e um colombiano por tentativa de homicídio contra agentes da Polícia Federal. O crime ocorreu durante patrulhamento da PF em prevenção ao tráfico de drogas no rio Amazonas, próximo ao município de Urucará (a 281 quilômetros de Manaus), no dia 7 de fevereiro deste ano.
Os criminosos estavam em uma lancha de grande potência e após a ordem de parada vinda dos agentes da Polícia Federal, que estavam em uma embarcação oficial e caracterizada, tentaram fugir pelo rio. Sem conseguir, passaram a disparar tiros contra os agentes, que responderam com disparos de arma de fogo com o objetivo de interromper a ação criminosa.
Minutos depois da troca de tiros, os criminosos tentaram fugir, pulando da lancha em direção ao rio. Um deles, o brasileiro, não conseguiu chegar à mata, ficando próximo à margem; o colombiano escapou pela mata e foi denunciado aos policiais por ribeirinhos de uma comunidade local. Outros dois homens, com ferimentos, permaneceram na lancha e foram levados pelos policiais para atendimento hospitalar, mas não resistiram e morreram.
Na embarcação, foram encontrados 700 quilos de cocaína, 23 quilos de maconha/skank, três fuzis, 324 munições, seis telefones celulares e R$ 30 mil reais. Os fuzis utilizados pelos criminosos são armas de uso exclusivo militar e foram roubadas em 2015 de Exército peruano.
O MPF denunciou o brasileiro e o colombiano por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, resistência, tentativa de homicídio, associação criminosa, receptação e porte de arma de fogo de uso restrito. Na denúncia, o MPF destaca que o crime de tentativa de homicídio é qualificado por ter sido praticado contra agentes de Segurança Pública, de acordo com a Lei nº 13.142, de 2015. Somadas, as penas podem variar de 37 a 167 anos de reclusão e multa.
A denúncia aguarda recebimento na Justiça Federal.
ASSUNTOS: colombiano, PF, Policial