Em Manaus, técnicos terão qualificação ampliada para atuar em conflitos familiares
Manaus/AM- Aproximadamente 200 servidores das secretarias municipais de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) começam a receber, a partir da próxima segunda-feira, qualificação ampliada para atuarem em mediação de conflitos sobre direitos parentais e divórcio junto à clientela das duas secretarias, formada por alunos, pais, responsáveis e famílias integradas aos programas de assistência social do município, ampliando o acesso deles à Justiça.
A qualificação, por meio de oficinas, será intensificada a partir da parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do tribunal. Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 22/5, na sede do TJAM, foi assinado o Termo de Cooperação Interinstitucional, em ação coordenada pelo presidente do tribunal, Flávio Pascarelli e pelo juiz e coordenador do Nupemec, Gildo Alves de Carvalho Filho, com a participação dos secretários Kátia Schweickardt e Elias Emanuel, da Semed e Semmasdh, respectivamente.
Com o acordo, as oficinas que já são realizadas duas vezes ao mês serão ampliadas e a intenção é capacitar os profissionais da rede a conversar com pais e filhos sobre família, divórcio, conflitos familiares, guarda compartilhada, alienação parental, formas de comunicação não violenta, entre outros temas. As oficinas devem facilitar a mediação nas próprias comunidades e escolas, ampliando o acesso da população à rede institucional de proteção às famílias.
ASSUNTOS: conflitos familiares, Manaus, qualificação, Amazonas