Congestionamento no monte Everest pode ter causado morte de alpinistas
Quatro alpinistas morreram durante escalada no monte Everest nos últimos dois dias. A vítimas são uma dois indianos, sendo uma mulher de 52 anos e um jovem de 27, um austríaco de 65 anos e um guia nepalês, 33.
De acordo com autoridades locais, as duas primeiras vieram à óbito quando voltavam do pico, já na descida. O terceiro faleceu no lado que compreende o Tibete e o guia adoeceu no acampamento e não aguentou.
As mortes ocorreram no período de alta temporada, onde o número de alpinistas na caravanas sobem consideravelmente, assim como os perigos.
Com a movimentação dos grupos grandes na área, é comum se formarem espécies de congestionamentos nos trechos. O evento faz com os aventureiros tenham que esperar por horas até possam passar e seguir viagem e teria sido em uma dessas situações que o indiano de 27 anos teria morrido.
Segundo um homem que estava no acampamento, ele teria esperado por mais 12h em uma zona de frio extremo e por isso, teria morrido ao ser trazido pelos guias para o acampamento 4.
ASSUNTOS: congestionamento, everest, mortes, Mundo