Programa ‘Consultório de Rua’ será apresentado em congresso internacional na Grécia
O trabalho da equipe multiprofissional do programa “Consultório de Rua”, desenvolvido em Manaus pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi escolhido pelo Conselho Internacional de Serviço Social e Direitos Humanos - The Council of International Fellowship (CIF) - para ser apresentado na 32ª Conferência Internacional do CIF, que será realizada na cidade de Kalamata, na Grécia, de 18 a 23 de setembro.
O Conselho Internacional de intercambio em Serviço Social e Direitos Humanos é uma instituição internacional que reúne pesquisadores e profissionais da área de Serviço Social e Direitos Humanos em todo o mundo para discutir e socializar experiências de políticas e projetos para a diminuição das desigualdades sociais no mundo, dentre eles o Brasil.
O programa Consultório de Rua desenvolve um trabalho dedicado que faz chegar saúde às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital. Recentemente, com a chegada de centenas de indígenas venezuelanos, a atividade ficou ainda mais intensa para que esses migrantes pudessem receber atendimento de saúde e não desenvolvessem problemas decorrentes da situação de risco social. Essa experiência também encorpou o trabalho dos profissionais da equipe do programa que hoje é formada por um coordenador, uma assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira e dois técnicos em enfermagem.
De acordo com a gerente de ações programáticas da Semsa, Vitória Marinheiro, a imigração é um fenômeno presente em todas as regiões ao redor do mundo e os países europeus não são indiferentes a esta realidade. Este continente tem sido destino de imigrantes de diversos países em crises e refugiados de todo mundo, sobretudo, Síria e outros países árabes.
A Semsa vai enviar duas integrantes do programa para participar do intercâmbio e apresentar o trabalho, a psicóloga Raquel Lira de Oliveira Targino e a assistente social Rosiane Pinheiro Palheta.
ASSUNTOS: ‘Consultório de Rua’, congresso internacional, grecia, Amazonas