Compartilhe este texto

Fifa abre procedimento disciplinar contra Xhaka e Shaqiri por comemoração contra a Sérvia

Por Portal Do Holanda

23/06/2018 18h20 — em
Esportes



KALININGRADO - O duelo entre Sérvia e Suíça não acabou com o apito final. As comemorações de Xhaka e Shaqiri, que fizeram com as mãos a água da bandeira da Albânia ao marcarem os gols da vitória suíça por 2 a 1, irritaram os sérvios e podem ter novos desdobramentos. Na noite deste sábado, a Fifa comunicou a abertura de um procedimento disciplinar contra os dois jogadores por conta da celebração.

A Sérvia considera a comemoração como um "gesto político", que poderia ser interpretado como transgressão pela Fifa. Xhaka tem ascendência albanesa, grupo étnico que é maioria em Kosovo, território onde Shaqiri nasceu e que declarou independência da Sérvia em 2008 - o governo sérvio, no entanto, não reconhece a separação. Shaqiri leva o passado kosovar na chuteira do pé direito, onde tem pintada a bandeira de Kosovo - no pé esquerdo ele leva a bandeira da Suíça, país para onde emigrou com os pais ainda criança.

A Fifa também informou que abriu investigação contra o técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, por conta de sua reação ao resultado da partida, dando uma resposta com contornos políticos às polêmicas em campo. A Sérvia reclamou bastante de um pênalti não marcado em Mitrovic no segundo tempo, e prometeu fazer uma reclamação formal à Fifa.

Neste sábado, em publicação nas suas redes sociais, Krstajic disse que a Sérvia "enfrenta justiça seletiva, com a maldita Haia e agora o árbitro de vídeo", fazendo referência ao Tribunal de Haia, que condenou líderes do país por crimes contra a humanidade durante as guerras de independência dentro da antiga Iugoslávia - que envolveram albaneses e kosovares, reprimidos pelo poder central de Belgrado.

Mais tarde, em entrevista coletiva, Krstajic voltou a responder com tom político ao ser perguntado sobre o que faria com o árbitro da partida contra a Suíça.

- Eu o mandaria para o Tribunal de Haia - disse o treinador sérvio.

As possíveis punições variam entre multa ou suspensão por uma ou mais partidas.

A Fifa também anunciou a abertura de procedimentos disciplinares responsabilizando as federações de futebol da Argentina e da Croácia por confusões entre seus torcedores após a vitória croata por 3 a 0. Vídeos que viralizaram na internet mostraram um torcedor croata sendo agredido por argentinos no estádio de Nijni Novgorod.

A Fifa informou ainda que multou a federação de futebol da Polônia em 10 mil francos suíços por ter identificado "faixas ofensivas" na torcida polonesa durante a partida contra Senegal.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Copa do Mundo, World Cup Rússia, Esportes

+ Esportes