Planta é indicada para tratar reumatismo e tumores
O Cordão-de-São Francisco, também conhecida como erva-de-frade, é perfumada, tônica, antiespasmódica e antinevrálgica, indicada para tratar tumores. Existe a lenda de que diz só vegeta onde o homem vive ao seu redor.
Leia mais:
Conheça 5 sementes que aceleram o emagrecimento
Dor nos ossos pode ser tratada com frutas e legumes
É recomendada ainda para o tratamento do reumatismo gotoso e articular agudo e infusão de suas folhas constitui remédio carminativo e sudorífico. Tem ação balsâmica, cicatrizante, diurética, estomacal, expectorante e tônica.
Pode tratar os efeitos de aborto, ácido úrico, afecção respiratória (asma, tosse, bronquite, catarro), anemia, dor de contusão, espasmo, febre, fraqueza geral, limpeza de úlcera e ferida, ação gástrica e reumatismo.
Deve ser evitada em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea e não pode ter isso prolongado, pois pode causar hemorragias.
Em adultos, usa-se 5 a 25 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água ou 3g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de planta inteira em decocto. Para banho, usa-se 50 g de planta para 11 litros de água em infusão.
ASSUNTOS: Cordão-de-São Francisco, Plantas medicinais, tumores, Cura pela Natureza