Coreias do Sul e do Norte anunciam candidatura conjunta para Olimpíadas de 2032
As Coreias do Norte e do Sul anunciaram, nesta quarta-feira (19), o lançamento de uma candidatura conjunta para sediarem os Jogos Olímpicos de 2032. O plano foi revelado durante uma coletiva de imprensa em Pyongyang. No entanto, não foram reveladas quais cidades receberiam o evento.
Os líderes da Coreia do Norte e do Sul, Kim Jong-un e Moon Jae-in, respectivamente, se reuniram esta manhã e discutiram a questão. A candidatura faz parte de um projeto para melhorar a relação entre as duas nações, marcada pela hostilidade.
A aproximação entre as Coreias através do esporte já vem acontecendo há alguns meses. Nos Jogos de Inverno deste ano, sediados pela Coreia do Sul, as delegações dos dois países entraram juntas na cerimônia de abertura e disputaram algumas modalidades com equipes unificadas.
Caso o plano da candidatura conjunta vá a diante, a península coreana pode enfrentar concorrentes de peso. A Alemanha anunciou que tem planos de entrar na disputa, oferecendo sediar os jogos em várias cidades do país. Brisbane, na Austrália, também pretende se candidatar. O Comitê Olímpico da Índia também analisa a possibilidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2032.
A edição de 2020 acontecerá em Tóquio; a de 2024, em Paris; e a de 2028, em Los Angeles.
ASSUNTOS: Coreías do Norte e Sul, Kim Jong-un, olimpíadas, Mundo