Jornalista da Globo chora ao relatar morte de enfermeira em hospital onde trabalhava
Maria Beltrão, do Estúdio i, da GloboNews, não conteve a tristeza ao noticiar a morte da técnica de enfermagem Anita Reis, de 63 anos, que faleceu na última quinta-feira (16) após não conseguir um leito no hospital Ronaldo Gazolla, onde ela trabalhava. A profissional da saúde atuava na linha de frente do combate ao coronavírus.
"Uma coisa é um dado, uma estatística. Já são trinta mortes de profissionais de enfermagem no país. Já são 4 mil afastados. Isso é dado. Muito me emocionou ver esta história hoje. Esta senhora, guerreira e aí acontece a realidade. Ela trabalhava num hospital e não conseguiu nem um leito pra ela naquele hospital", disse Maria, ao se emocionar. "Ela se sentiu mal, não tinha leito, foi hospitalizada em outro local, a família sem informação. Estamos falando de uma enfermeira, uma profissional. Imagine qual é o quadro real, não só para profissionais de saúde, mas para tantas pessoas acometidas. É uma doença nova, temos mais dúvidas do que informações".
Anita começou a apresentar sintomas de gripe na semana passada, durante um plantão, e foi afastada. Ela também não conseguiu fazer os testes rápidos porque a demanda interna estava muito grande. No último domingo, 12, os sintomas pioraram muito. Ela não conseguiu leito no hospital onde trabalhava e foi até a Unidade de Pronto Atendimento de Bangu, na zona Oeste do Rio. Lá, testou positivo para Covid-19. Ela foi entubada em seguida.
Antes de morrer, Anita gravou um áudio relatando a falta de cuidados com os profissionais da saúde: “Ninguém fez o teste, ninguém se preocupou em correr atrás e fazer o teste em nós”, disse.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Brasil, COVID-19, enferneira coronavírus, globo, maria beltrão, novo coronavírus, Coronavírus, Famosos & TV