Fiocruz assina acordo para produzir vacina de Oxford contra coronavírus
![Foto: Pixabay](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-1009246-imagem-foto-1amazonas.jpg)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica AstraZeneca firmaram acordo para produção da vacina de Oxford contra a Covid-19 para que seja produzida no Brasil ainda em dezembro, conforme divulgação do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (31).
De acordo com o site Metrópoles, o investimento vai custar R$ 522,1 milhões na estrutura do laboratório Bio-Manguinhos e outros R$ 1,3 bilhão em despesas com pagamentos do contrato de encomenda tecnológica. A vacina de Oxford já está na fase 3 de testes, onde define a segurança e eficácia em larga escala de pessoas.
O acordo de encomenda tecnológica deve ser finalizado em agosto e garantirá o acesso às 100 milhões de doses do insumo da vacina — 30 milhões entre dezembro e janeiro, e 70 milhões no primeiro semestre de 2021.
A vacina produzida no Brasil será distribuída pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS).
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: COVID-19, manaus coronavírus, mortes coronavírus, vacina coronavírus, vacina covid-19, Saúde e Bem-estar