Compartilhe este texto

Google será o responsável por mais uma crise mundial, afirma especialista

Por Portal Do Holanda

04/06/2020 16h34 — em
Tecnologia


Foto: Divulgação

Com a pandemia da covid-19, o lockdown e o isolamento impostos a boa parte da população na tentativa de conter o vírus, o mundo inteiro se vê frente a um cenário de desaceleração econômica, desemprego e crise financeira generalizada. No entanto, aqueles que viam na internet e no mundo digital a saída para driblar a crise e continuar a gerar renda, agora sofreram um novo revés que pode causar sérias complicações.

O especialista em tecnologia Fabiano de Abreu, CEO da MF Press Global, diz que o Google será responsável por mais uma crise econômica de proporção mundial. Segundo Abreu, o Google resolveu reduzir os repasses das verbas de suas plataformas de anúncios e publicidade Google Ads (AdWords e AdSense) para os sites, portais e criadores de conteúdo, e isto pode ser muito negativo no contexto em que vivemos atualmente.

“O Google mudou a cultura mundial, não apenas na internet mas fora dela. Isto porque os patrocinadores viram neles uma maneira mais eficiente e de melhor em custo-benefício para anunciar, então em vez de pagar diretamente a um site, procuram fazer isto via Google AdSense e definir o target. Isso fez com que aqueles que tinham anunciantes se prejudicassem, já que as ferramentas do Google AdSense eram mais atrativas. Agora, como eles monopolizaram o mercado de anúncios e por isso fazem o que querem e decidiram, colocando a culpa na covid-19, simplesmente baixar os valores repassados aos sites, portais e criadores de conteúdo, que irão receber menos dinheiro à revelia do Google.”

Mais uma crise mundial

Abreu aponta que o Google será responsável por uma nova crise econômica mundial: “Agora o Google, que nos tornou dependentes dele e que fez com que aceitássemos receber o pouco que paga, agora tem que aceitar de cabeça baixa a decisão arbitrária do Google de pagar menos pelo advertising. Isso obviamente vai causar uma crise em proporções mundiais, já que muitos dependem da plataforma do Google.”

Não apenas empresas anunciantes devem sofrer as consequências da polêmica decisão do Google, mas até mesmo influenciadores digitais: “os youtubers vão sofrer uma brusca redução dos seus ganhos. Em um mundo sem trabalho e fragilizado economicamente pela covid-19, o Google resolveu causar mais um problema reduzindo drasticamente os ganhos daqueles que hoje se dedicam integralmente a produzir conteúdo para as suas plataformas.”


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: crise mundial, google, Tecnologia

+ Tecnologia