Cicatrizante e tônico, Jucá é útil contra infecções
As propriedades medicinais mais conhecidas do Jucá vêm da ação adstringente, antidiarreico, cicatrizante, sedativa, tônica, antiinflamatória, anti- séptica, expectorante e afrodisíaca.
Árvore frondosa, tem folhas compostas, flores amareladas e frutos avermelhados. Para o chá, recomenda-se quatro favas de jucá, um litro de água e mel a gosto. Lave as favas e coloque-as para ferver por cerca de cinco minutos, em um litro de água. Após esfriar, deve ser conservado na geladeira e recomenda-se a ingestão de dois copos da bebida por dia, de preferência um pela manhã e outro depois do almoço.
Pode-se fazer o chá do jucá com limão, juntando-se três favas de jucá, suco de um limão, duas colheres de mel com propópolis e um litro de água. Ferve-se primeiro as favas em um litro de água por cerca de cinco minutos, depois adicione-se o suco de limão. Em uma xícara, adoce o chá morno com duas colheres de chá de mel com própolis.
O pó de Jucá, encontrado em lojas de produtos naturais, pode ser misturado em água, suco ou leite e a quantidade deverá ser determinada por um especialista fitoterápico.
ASSUNTOS: cura pela natureza, ervas amazônicas, jucá, plantas da Amazônia, Cura pela Natureza