Com efeito analgésico, planta é usada como pomada para untar feridas
O Olíbano ou Incenso, é a erva principal fonte de essências para os incensos indianos, mas suas propriedades medicinais são importantes. É analgésico, antiespasmódico, emenagogo, nervino, adstringente e anti-inflamatório, além de antisséptico, aromático, estimulante, rejuvenescedor e tônico.
Tem indicações para tratar furúnculos, amenorréia, asma, dismenorreia, bronquites, enfisema, feridas, feridas na boca, reumatismo, atenua rugas e infecções da pele. Acredita-se que seu cheiro acalma e clareia a mente.
De acordo com o Evangelho de Mateus 2:11, ouro, olíbano (incenso) e mirra foram os três presentes dados a Jesus pelos Reis Magos que vinham do Oriente.
É usado em forma de unguento para reumatismo e como pomada para untar feridas. Pode também ser preparado em líquido para limpeza bucal e feridas na boca.
Já foi muito queimado em hospitais para prevenir a expansão de doenças infecciosas. Os vapores da planta inalados são usados para problemas respiratórios, como asma, bronquites e enfisema.
ASSUNTOS: efeito analgésico, Olíbano, Plantas medicinais, Cura pela Natureza