Com efeito diurético, chá de planta é indicado para eliminar pedras na vesícula
Os sintomas de disfunção gástrica e da vesícula biliar são tratados com o chá de Erva-de-Chumbo, também conhecida como Pé-de-chumbo. Outras doenças que podem ser combatidas com o chá são a angina, icterícia, úlceras, constipação, edemas, hemorragias bronco pulmonares, afecções da garganta e das vias respiratórias, bronquites, tosses com expectoração sanguínea, catarros e rouquidão
Em compressas com emplastro do caule em chá e em pó, trata-se furúnculos, feridas, abscessos externos, irritações e queimaduras leves na pele. Pacientes com distúrbios de coagulação sanguínea devem evitar o uso. Tem como propriedades medicinais antiblenorrágica, antiflogística, adstringente, antidiarreica, antiulcerogênica, balsâmica, cicatrizante, colagoga, detergente natural, diurética, emoliente, estomáquica, expectorante, eupéptica, hemostática, hepática, laxativa, purgativa branda.
Para infusão (coloca-se em água fervente) ou decocção (cozimento da planta), usa-se 0,5% - 50 a 200ml/dia (internamente) e a 5% (externamente). Como purgante suave: ferve-se uma colher das de café de caule em uma xícara das de café de água por 3 minutos. Coa-se e bebe-se à noite.
Veja também
ASSUNTOS: Erva de Chumbo, pedras na vesícula, Plantas medicinais, Cura pela Natureza