Com propriedades medicinais, folhas e cascas de planta aliviam dor de dente
A infusão das folhas da Quina (Cinchona calisaya) é indicada para combater problemas urinários, já o sumo das folhas é recomendado para quem sofre com prisão e dores de ventre. Folhas e casca em infusão aliviam a dor de dente, sarampo, malária, estimulam o apetite, a fadiga geral, disenteria, dor de garganta, prevenção de gripes e resfriados, palpitações do coração, funções cardíacas e hemorróidas.
As cascas podem ser utilizadas em casos de convalescência e as folhas, quando esfregadas contra o corpo, podem tratar caso de sarna.
Composto por alcalóides, taninos, essenciais, princípios amargos e quinino, a Quina possui propriedades febrífugas, antimaláricas, tonificante, adstringente e cicatrizante.
As propriedades da planta estimulam as funções intestinais, gástricas e hepáticas, sendo conhecidas há séculos.
O chá de Quina pode ser feito com duas colheres (sopa) da planta e um litro de água. Deixa-se cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição. Após esse tempo, retira-se do fogo e deixa-se descansar, tampado, por 10 minutos. Coa-se e está pronto para o consumo de duas a três xícaras ao dia.
Veja também
ASSUNTOS: dor de dente, Plantas medicinais, quina, Cura pela Natureza