Erva amazônica conhecida como "Marupazinho" é uma grande aliada no tratamento de doenças intestinais
A erva Marupazinho, também conhecida como coquinho, marupaí, maruphiy, marupa-ú, marupari, o Marupazinho (Eleutherine plicata), tem histórico de benefícios contra amebíase, diarreia, disenteria e hemorroida.
É encontrada na região Amazônica e muito utilizada pela população ribeirinha em terapias destinadas a resolver problemas gastro-intestinais, embora haja recomendação para o uso com cautela e em períodos curtos, a fim de evitar-se outros problemas a longo prazo.
Utilizado em forma de chá, tem como princípio ativo a sapogenina esteroidal, que possui propriedades analgésicas periféricas e anti-dematogênicas. Estudos revelaram que o marupazinho tem ainda ação dilatadora coronária, potencialmente útil no tratamento de doenças cardíacas e ação anti-fertilidade.
O chá é feito do bulbo da planta e deve ser preparado com dois bulbos cortados em pequenos pedaços e fervido durante 15 minutos em meio litro de água. Após esfriar, deve-se ingerir uma xícara antes das refeições para tratar a diarreia e amebíase.
Veja também
ASSUNTOS: Cura pela Natureza