Folhas de planta podem ajudar a eliminar cálculos renais e reduzir inchaço nas pernas
Com indicação de uso para infecção pulmonar, erisipela, queimaduras, feridas, úlceras de pele e verrugas, a Saião é uma planta com efeitos diuréticos, capaz de eliminar cálculos renais e reduzir o inchaço das pernas, assim como dilatar os vasos linfáticos.
As partes utilizadas são folhas e sementes frescas ou secas, raízes cortadas em pedaços, que devem ser mantidas em local ventilado e sem umidade. De preferência, conservar em vidros escuros ou sacos de papel, em separado.
As propriedades medicinais são antimicrobiana, hipotensora, anti-inflamatória. Externamente, auxilia no tratamento de erisipelas, queimaduras, feridas, úlceras de pele e verrugas.
Também foi constatado efeito hipotensor (hipertensão arterial) e anti-inflamatório. Mas deve-se evitar o seu uso por longos períodos, por seu efeito imunossupressor e é contraindicada para crianças.
Afecções da pele, pruridos, coceiras, irritações, dermatites e eczemas; picadas de inseto; queimaduras simples : lave bem e enxugue as folhas frescas. Em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas fatiadas. Amasse até adquirir a consistência de uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique nos lados afetados, 2 vezes ao dia. Cubra com um outro pano e deixe agir por 15 minutos.
Calmante da tosse; cicatrizante estomacal e intestinal : em um pilão, coloque 1 colher de sopa de folhas, amasse bem e adicione 1 xícara de chá de leite. Misture bem e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, entre as principais refeições.
Inflamação e dor de ouvido; nevralgias : Em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas fatiadas e 1 colher de sopa de glicerina. Amasse bem e coe em uma peneira. Aplique, de 2 a 3 gotas no ouvido dolorido, 2 vezes ao dia. No caso de nevralgias, aplique com um pano, no local afetado, de 2 a 3 vezes ao dia.
Veja também
ASSUNTOS: inchaço nas pernas, Plantas medicinais, Saião, Cura pela Natureza