Glúten pode prejudicar a saúde da pele e cabelos. Veja
O glúten já é um problema sério para quem tem a doença celíaca, que é a intolerância à essa substância presente no trigo e em outros cereais. Mas os malefícios dele vão além dos celíacos, pois mesmo pessoas sem intolerância a ele pode sofrer problemas como a queda de cabelo e problemas de pele.
Especialistas estão alertando que a ocorrência de queda de cabelo, fios frágeis e pele desnutrida, característicos de quem sofre de doença celíaca, pode afetar pessoas que não têm restrições ao glúten, após o consumo dos produtos derivados de trigo.
De acordo com os médicos, é claro que essa ocorrência é em quantidade menor, mas a ingestão de glúten pode sim prejudicar a beleza favorecendo até mesmo a queda de cabelo.
Quem combate o consumo de glúten alerta que a inflamação no organismo proporcionada pela ingestão dessa substância também provoca danos a outros tecidos do corpo como a pele, favorecendo o aparecimento de doenças como psoríase dermatite atópica, aftas púrpuras (pequenos sangramentos tipo "sarampo") entre outros.
Para evitar esses problemas, a alternativa é manter uma boa alimentação, sempre evitando o glúten.
Veja também
ASSUNTOS: gluten, Plantas medicinais, saúde da pele, Cura pela Natureza