Hera, planta religiosa e medicinal
A Hera (Hedera helix) é uma planta muito presente em cultos religiosos na Grécia, Egito e Índia. Originária da Europa, há citações da ingestão de chás no combate a algumas doenças, mas ela não pode ser ingerida de forma natural, pois é muito tóxica. Em todo o País, é usada como planta ornamental.
Mas a lista de benefícios trazidos pelo uso dessa planta em fórmulas medicinais é grande. Ela controla crises de asma, ajuda no controle da bronquite, diminui as celulites, ameniza a laringite, auxilia no tratamento de gota, ajuda no combate ao reumatismo, reduz os calos, trata queimaduras, acelera a cicatrização e ameniza dores.
Age como calmante natural em feridas, provocando cicatrização. Com um banho com a infusão da planta garante uma pele mais macia e hidratada. Devido as suas ações de beleza, a Hera é encontrada como substância principal em produtos cosméticos, como creme contra celulites e antirrugas.
Entretanto, deve-se ter cuidado com a dose e evitar banhar as partes íntimas. Para fazer a compressa, coloca-se as folhas secas em água gelada, amassa bem as folhas e aplica com um pano umedecido na parte afetada.
O uso dessa planta em excesso pode causar vômitos e diarreia, irritação gástrica e em casos mais graves, pode levar ao estado febril. O uso indevido das compressas causa dermatites.
Veja também
ASSUNTOS: ervas, Hera, Plantas medicinais, Cura pela Natureza