Raiz de planta amazônica pode ajudar a regular menstruação
Planta cujas propriedades medicinais eram reconhecidas pelos antigos astecas pelos efeitos de laxante, sudorífera, purgativa e curativa para a pele, a Fedegoso Gigante é encontrada em toda a região amazônica até o Centro-Oeste do Brasil.
Tem princípios ativos antraquinônicos e amargos e as flores são ricas em flavonoides e Vitamina "C". Toda a planta possui tanino e ácido crisofânico, usado para tratar doenças de pele.
Utiliza-se as folhas, inflorescências (sistema de ramos) e raízes. A decocção da planta inteira é muito recomendada na Índia contra a picada das cobras e no México empregam-na para combater as afecções sifilíticas.
As folhas, frescas e aquecidas ou seca e pulverizadas, podem ser aplicadas para curar herpes, impingem, pano branco, sarna e outras doenças da pele, além de manchas e úlceras.
A infusão da raiz é boa para tratar irregularidades menstruais e nas obstruções do fígado.
Modo de usar:
Brotos recém colhidos atritados sobre a pele: infestação da pele por bactérias e fungos, impigens, panos brancos, herpes, sarna e outras afecções da pele, uma vez por dia, por uma semana;
- refresco de uma inflorescência em 200 ml de água com açúcar, batido no liquidificador. Beber duas vezes por dia: hemorroidas;
- decocção das raízes: forte ação purgativa, emenagoga e antifebril.
Veja também
ASSUNTOS: Fedegoso Gigante, menstruação, Plantas medicinais, Cura pela Natureza