Raiz usada na culinária brasileira apresenta propriedades anti-inflamatória e energética
O que é chamado de “inhame” no norte do Brasil e em outros países (yam em inglês e ñame em espanhol), é o equivalente ao nosso cará (Dioscorea). O que nós chamamos de inhame é um planta da família das aráceas, com propriedades anti-inflamatória, diurética, energética e mineralizante, tônico do sistema imunológico, reduz edema reumático (uso externo crú) .
Inhame e cará possuem propriedades terapêuticas que fazem parte da farmacopeias chinesa e ayurvédica. No Brasil temos registro de prescrições por médicos naturopatas e uso medicinal em comunidades de descendentes africanos.
O uso culinário é diversificado, dependendo do tipo, podem ser usado em sopas, refogados, sucos, purês e até sobremesas.
Tradicionalmente fazem parte da alimentação das regiões norte e nordeste do Brasil, e nas últimas décadas passaram a ser cultivado também em outras regiões e hoje são encontrados em feiras e supermercados do Rio Grande do Sul sendo. Inhame e cará são uma alternativa para a substituição da batata inglesa na alimentação..
Além da semelhança entre as espécies mais comuns destas duas raízes, para aumentar a confusão, no Brasil tem denominações diferentes e até contrárias dependo da região.
Estas plantas são do mesmo gêneros Alocasia e de famílias diferentes, têm as Colocasia (família Araceae) e Dioscorea( família Dioscoreaceae) e aos suas respectivas espécies. As colocasias e dioscoreas possuem formato de folhas bem diferentes.
Veja também
ASSUNTOS: energética, inhame, Plantas medicinais, Cura pela Natureza