Semente rica em proteínas substitui o trigo e tem menor teor de glúten
Conhecida pelo alto teor de proteínas e por ser um alimento de fácil digestão, o que favorece os diabéticos, a Semente de Espelta é tipo de grão que pode substituir o trigo, sendo usado em grão, broto e farinha, mas ainda não é muito conhecida no Brasil.
De um sabor adocicado, essa semente vem ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas, principalmente por ser mais nutricional que o trigo convencional e conter diversas propriedades benéficas para o organismo humano.
É rica em fibras e vitaminas do complexo de B, assim como de minerais como Cobre, Magnésio, Fósforo e Ferro. Por ter capacidade hidrossolúvel, é um alimento de fácil digestão.
Essa propriedade é importante porque, ao acelerar o metabolismo do organismo, ela contribui para redução do colesterol ruim do sangue, o chamado de LDL.
A semente pode ser adicionada às sopas, farinha que pode substituir a farinha de trigo em qualquer receita, inclusive de pão. Ela contém menos glúten que o trigo. Os brotos cozidos podem acompanhar saladas feitas com legumes ou ervas frescas.
Veja também
ASSUNTOS: gluten, Semente de Espelta, Cura pela Natureza